quinta-feira, 28 de julho de 2011

Que Jogão!!!!

Que partida de futebol emocionante ontem. Santos X Flamengo nos brindaram com uma dose extasiante de emoção, adrenalina, pulsação cardíaca. O melhor jogo desse campeonato, sem dúvida. Já previa uma grande partida, mas não na intensidade que foi. Vila Belmiro lotada. Torcida do Flamengo como sempre marcando presença destacada. Ganso e Neymar de um lado, do outro, TN7 e R10. Nos bancos, 9 títulos brasileiros, 5 com Luxemburgo e 4 com Muricy. E o espetáculo assim ocorreu. Único fato triste a se destacar foi a atitude repreensível de alguns torcedores do Santos pondo em prática o nefasto ato do racismo. Xingaram o Diego Maurício que fazia o aquecimento num local bem em frente aos camarotes. Ah! outro fato triste foi a atuação do árbitro, que errou para os dois lados. Nem lembro o nome do referido cidadão!
O Santos começou mandando no jogo. Logo no início, quatro minutos, 1X0 Santos. Borges, após passe de Elano e falha de Welinton, que estava marcando a bola, balançou a rede. Aos dez, numa bela jogada de Ronaldinho, que driblou dois adversários e bateu colocado de perna esquerda, quase que o Fla empata. Rafael fez boa defesa. Em seguida, Borges marcou o segundo. Após belo passe de Ganso para Neymar que chutou para o rebote do Felipe e o mesmo Neymar, dando uma meia bicicleta, deixou o camisa 9 da vila na cara do gol e ele não vacilou. O relógio assinalava quinze minutos. Destacar que no lance - na minha opinião Welinton falhou de novo e Renato Abreu, também, principalmente, que atravessou uma bola errada.Troco do Flamengo, aos vinte minutos. Deivid perde gol feito, após belo cruzamento do garoto competente, Luis Antônio. Vinte e cinco minutos e Neymar marca o terceiro. Golaço!!!!! Parte do lado esquerdo do campo fazendo fila. Tabela com Borges, dá um come monstruoso no Angelim e quase travado pelo Júnior César põe a bola na rede.
O jogo parecia fácil pro clube praiano santista. Até pensei numa goleada antológica. E eis que aos 28, Ronaldinho completa para o gol mais um belo cruzamento do Luis Antônio. 3X1, e um fio de esperança se acende para o os rubro negros. Três minutos depois, Thiago Neves marca de cabeça, aproveitando cruzamento do Léo Moura. Loucura, loucura... jogo eletrizante! Trinta e seis minutos. Passe magistral de calcanhar do Ronaldinho para Thiago Neves que chuta para defesa do Rafael. Aos trinta e nove, impedimento mal marcado pelo bandeirinha. Luis Antônio recebe em condição legal, tinha tudo pra marcar, mas escuto o apito indicando o impedimento. Santos tem a chance de ampliar a diferença aos quarenta e dois. Penalti de Willians em Neymar. Elano bate com cavadinha, Felipe faz a defesa e, provocando Elano, faz algumas embaixadinhas. Um minuto depois o Rubro Negro empata. Deivid, de cabeça, completa o escanteio batido pelo Ronaldinho. E assim, termina o 1° tempo.
Etapa complementar. Perspectiva de mais emoção. Repetição do 1° tempo. Logo no início o time da vila desempata. Neymar passa como quer pelo David Braz - que substituiu Welinton - e chuta sem chance de defesa para Felipe. Neymar ainda dá trabalho. Aos onze, recebe passe de Borges e chuta para boa defesa do goleiro do Fla. A partida segue com boas trocas de passes e jogadas inteligentes. Vinte e dois minutos. Ronaldinho faz bela jogada na entrada da área. Dribla três, num curto espaço de campo, e sofre falta. Ele próprio bate a falta. Usando de malandragem, efetua o chute colocado, por baixo dos jogadores que compunham a barreira e que pularam pra tentar dificultar a cobrança. Bola balançando a rede de novo. Fla iguala o placar. Trinta e um e trinta e dois minutos. Neymar por duas vezes leva perigo em finalizações que passam perto da trave. Aos trinta e seis, de novo Ronaldinho marca e põe o Flamengo na frente do placar -mais uma vez, troca de passes entre Thiago Neves e Ronaldinho. São decorridos trinta e nove minutos e Thiago Neves dá um drible lindo no Durval, dentro da área, e finaliza pra fora. Quase, quase mais um pro time da Gávea. Esse foi o último lance de possibilidade real de gol. Fim de partida e das fortes emoções!
Vou guardar esse jogão com muito carinho em minha memória. Percebo que o Flamengo caminha com uma postura que lhe permite brigar pelo título, juntamente com Santos, São Paulo, Corinthians, Inter, Cruzeiro e, de repente, o Vasco. Percebo também que Thiago Neves e Ronaldinho começam efetivamente a desequilibrar nas partidas. Vislumbro um futuro bem promissor pro garoto Luis Antônio. Que personalidade e talento... Airton vai esquentar banco! E constato o problema maior da equipe, o sistema defensivo - o único que tem se salvado é o Júnior César. Alex Silva vem aí e certamente vai corrigir os problemas da zaga. Flamengo forte e me deixando alegre, vibrante,  nas nuvens. Esse foi o enredo de Santos X Flamengo, na Vila Belmiro, 27 de Julho de 2011. Jogo épico que fica na história!!!!



Nenhum comentário: