quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Alegria versus Tristeza!

Paz e amor galera.
Chacoalhado por sentimentos contrários eis me aqui para abordar um pouquinho sobre dois acontecimentos dos últimos dias. De um lado a alegria radiante por ter, finalmente, R10 como reforço para o meu time. A decisão aconteceu depois de dias de muita novela em que o panorama mudava rapidamente. No final, enfim, recebi a notícia de que Ronaldinho Gaúcho era jogador do Flamengo. Ontem, 12 de Janeiro, uma multidão enlouquecida invadiu a Gávea para recepcionar o dentuço mais habilidoso do planeta. Mais de 20 mil pessoas cantaram, pularam, vibraram, se extasiaram em ver R10 com o manto sagrado agradecendo todo o carinho recebido e prometendo muita luta dentro de campo. Pude perceber no seu olhar um nervosismo, uma emoção, um sei lá de não se aguentar dentro de si, diante daquela massa - uma parte pequenina da maior torcida do planeta. Pessoal não adianta... faço uma força danada para entender o Flamengo sem me deixar levar pelo meu lado torcedor. Procuro me abster de passionalidade para analisar tudo o que envolve o Flamengo de uma maneira imparcial. Inevitavelmente chego a conclusão de que o Flamengo como dizia Nélson Rodrigues é uma força da natureza. Até na bagunça, na desorganização o Flamengo é o maior do mundo. Ora bolas, onde já se viu reunir tanta gente no acanhado estádio da Gávea? Temi pela segurança... muito oba oba, muita balbúrdia, uma zona tremenda... mas é isso: Mesmo com desorganização o Flamengo encanta. Tenho muita esperança de que R10 conseguirá conduzir a equipe a vitórias e se Deus quiser a títulos. Fora de campo o Flamengo vai ganhar muito... a marca só tem de se potencializar! Agora o Ronaldo tem de esquecer a festa e treinar, treinar e treinar. Com ele e Thiago Neves a cancha rubro negra tem tudo pra dar certo.
Derrubando toda a minha alegria, infelizmente, sou tocado por mais uma tragédia oriúnda dos delizamentos causados pela chuva que todo início de ano assola, o Rio de Janeiro. A região serrana, principalmente, Teresópolis, Nova Friburgo, foi acometida de fatos lamentáveis ao extremo. Por enquanto 400 pessoas mortas é o número oficial divulgado. Milhares desabrigados. Oh! Deus tem de piedade desses irmãos! Envolvido nesse sentimento fúnebre quero saber quem é que autoriza a construção de casas e casarões na beira das encostas? Se não existe autorização, o que fazem os orgãos encarregados de fiscalizar construções irregulares? Porra, de uma vez por todas, vamos fazer com que a atuação do poder público em várias esferas venha a funcionar. Chega de omissão, vista grossa, negligência, benevolência com o errado. Volto a frisar: todo início de ano é a mesma coisa, só muda o lugar. Desabamentos, soterramentos, deslizes de terra, ceifam a vida de milhares de brasileiros trabalhadores. Ainda temos algumas vezes de ouvir por parte dos governantes que a culpa é da chuva que cismou de cair em proporções acentuadas.
Muitos já se foram. Crianças, idosos, gente de toda a idade. Façamos uma prece pelos que partiram. Ajudemos os desabrigados que precisam recomeçar do zero. Doem dinheiro, comida, remédios, roupas, enfim, amor representado por ações relevantes por assim dizer. Irmãos queridos da região serrana do Rio um emanar de força e amor bem intenso pra vcs. Que Deus os abençoe!