sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal 2010!

Galera, um abraço afetuoso à todos!
Deixo registrada a minha mensagem de Natal enviada aos amigos do hotmail e gmail
Não quero só um Natal feliz para vocês. Quero dias dias de felicidade, de boas ações e de crescimento espiritual. Ondas de amor em nossas vidas.
Vai a minha baboseira:

MUITO AMOR PRA VOCÊ!

Eis que mais um Natal vem nos saudar. Natal de 2010. Definitivamente, o tempo passa depressa! Esta época carrega em sua essência o propósito de que cada um venha a (re)pensar sobre o verdadeiro sentido da vida. Na compreensão de que a data deve representar (re)nascimento, me ponho a buscar novos sentidos e a compartilhar minha forma de enxergar o mundo com vocês.
Quero me dirigir a cada pessoa que de alguma forma faz parte da minha vida e que consta na minha lista de email. Existem outras, que também fazem parte da minha vida mas que, por algum motivo, não estão inseridas na minha lista informatizada de contatos. E pra essas, também vou tentar me direcionar através da lembrança e do soprar do pensamento.
Depois de um ano de grandes transformações em minha vida – isso parece ser constante pra mim... agradeço a Deus por sinal – me debruço diante do computador, esse amigo modernista fantástico, para proferir, como sempre faço a cada fim de ano, palavras de carinho, de apreço, de gratidão, de força, que talvez não atinja a todos, mas que se porventura atingir a uma pessoa que seja, a alegria já vai ser imensa! Tudo pode parecer piegas... utópico talvez, uma melação exagerada, mas nesse embalo louco e profundo vou desferindo a minha verve “prosaicamente” libertária.
Século XXI. O mundo pulsa em transformações. Novidades nos chegam com uma velocidade impressionante. Nosso país atingiu um patamar de respeitabilidade internacional nunca visto antes. Internamente, também podemos perceber avanços. Não venho aqui falar de partidos, de governantes, deixar claro, mas a instauração da esperança volta a rondar a vida do povo brasileiro.
Apesar de saltos qualitativos em vários segmentos, no entanto, ainda é forte o apego à materialidade e o olhar de indiferença sobre aqueles que vivem à margem da sociedade também se faz muito marcante. Pelas esquinas das cidades por onde passei nos últimos cinco anos – foram tantas – me deparei com o sofrimento inaceitável de seres atingidos pela dureza do descaminho social. Essa questão me perturba, me aflige... me faz divagar em várias indagações metafísicas. Não obstante, quero porém falar dos carentes sentimentais. Eles estão em todas as camadas sociais da sociedade. Sim, quero falar daqueles que vivem num estado de embrutecimento assustador. E que vão pela vida despejando uma acidez pernóstica e improdutiva. Quero falar dessa gente que não ama. E que pela falta do amor passam pela vida como aleijados funcionais.
Não é o caso de vocês, meus amigos... ou talvez, no íntimo de cada um exista um recrudescimento que cisma em se salientar! Me desculpem pela idéia que me assolou agora, mas talvez isso ocorra, sei lá. Se isso ocorrer, desculpo vocês, afinal, ninguém é perfeito. Reflitam. Só isso. Vamos crescer, juntos!!! Talvez vocês cresçam mais rápido do que esse ser tão imperfeito que vos fala. Não valho o chão que eu cuspo!
O amor é o maior de todos os sentimentos. Isso é definitivo para mim. O amor tudo vence. Tudo pode. O amor é Deus em atuação. Sem amor tudo se torna morto. Durante muito tempo me fiz a pergunta de qual dos sentimentos seria o mais importante do mundo. Hoje compreendo piamente que o amor é o princípio harmonizante e gerador do desenvolvimento da alma. Só o amor constrói, revigora, transforma.
O amor é a fonte de onde brotam todos os outros bons sentimentos. Nenhum sentimento nobre, nem qualquer coisa que seja, crescerá se não for por intermédio dele. Sem amor existe fome, doenças, guerra. Sem amor existe morte. O amor também não é distorcido, não. Aquelas histórias de que matei por amor e coisa e tal, pra mim não vinga. O amor não é doente, ele é são, sempre e sempre!
Agora não pensem vocês que o amor se estabelece facilmente. É tarefa árdua sua execução, senhores. Como tudo na vida, a ferramenta que torna possível a presença “on line”- palavra em moda, né - do amor é a educação. A gente precisa se educar para impor o amor em nossas vidas. Pelo esforço, pela repetição, pelo treinamento ele se enraíza em nossos corações. A gente tem por obrigação se educar para amar! Conheço gente que diz amar, mas não pratica, não põe pra fora o sentimento.
Todo dia que nos é concedido pelo Criador é uma nova oportunidade para a prática do amor. A religião de Deus é o amor em movimento, colocado em prática. Você pode ser preto, branco, rico, pobre, judeu, muçulmano, católico, heterossexual, ou não, mas se tiver amor e propagá-lo pelo mundo, certamente você estará mais perto de Deus. Amor universal. Amor que vai muito além da relação entre seres humanos. Amor amplo, extensivo, que ama por si só. Definitivamente, vale a pena ser amável. Entender, compreender, perdoar... facetas do amor, concorda? Ame a Deus. Amor ao mundo. Amor ao próximo. E se é difícil amar, comece amando a você mesmo, sem egoísmo e orgulho.
Pegue essa frase da Clarice Lispector e introduza em sua vida: “Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.” Me sinto impulsionado a acrescentar mais uma frase da bela do Alentejo, Florbela Espanca: “Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui... além... mais este e aquele, o outro e toda a gente...
amar! amar! E não amar ninguém!
Ame, como amaram alguns de meus heróis. Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Clarice Lispector. Renato Russo, Cazuza, Raul Seixas, Elis Regina. Paulo Autran, Charles Chaplin, Rubens Correa, Nair Belo. Ayrton Senna, Telê Santana, Garrincha, Maria Lenk. Vladimir Herzog, Armando Nogueira, Nélson Rodrigues, Patrícia Galvão (Pagu). Mahatma Gandhi, Chico Xavier, Martin Luther King, Irmã Dulce. Todos esses seres passaram pela vida e derramaram amor em doses extraordinárias. O tempo não apagará suas ações. Amo esses seres!!!!!
Na verdade amigo - falo aos meus familiares também - quero felicitá-lo. Agradeço a Deus pela sua vida! Quero que seus dias sejam de paz, saúde, sucesso e desenvolvimento espiritual. Quero abraçá-lo vibracionalmente, quero desejar tudo o que quero pra mim, em dobro pra você. Quero que você seja gente de verdade. Peço aos céus que irradie sapiência e que você absorva o entendimento necessário para exercitar a prática do bom pensamento e das boas ações. Flores em sua vida!!! E como tudo é exercício, como já mencionei antes, ponham-se a exercitar o “cuidar” da terra, lindo ato de amor ao nosso planeta. Cultivem grãos potencialmente germinativos embalados pelos versos de Gilberto Gil:
Se os frutos produzidos pela terra
Ainda não são
Tão doces e polpudos quanto as peras
Da tua ilusão
Amarra o teu arado a uma estrela
E os tempos darão
Safras e safras de sonhos
Quilos e quilos de amor
Noutros planetas risonhos
Outras espécies de dor
Se os campos cultivados neste mundo
São duros demais
E os solos assolados pela guerra
Não produzem a paz
Amarra o teu arado a uma estrela
E aí tu serás
O lavrador louco dos astros
O camponês solto nos céus
E quanto mais longe da terra
Tanto mais longe de Deus.

Um Natal de 2010 cheio de paz e saúde. E que 2011 seja um ano de amor, posto em prática, não esqueça, e muito melhor do que este que passou.
Minha gratidão, in memorian, ao meu sogro – muito mais que isso posso afirmar. Na verdade, um segundo pai – que partiu para o andar de cima, nesse ano. Orlando, obrigado por tudo!

Nenhum comentário: