segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Noruega chora!

A Noruega está em luto. Um dos países mais tranquilos do mundo, com índice de violência baixíssimo, sentiu de perto o peso e a traumaticidade de uma ação pluralizante de violência. Ação violenta que ocorreu em dois pontos do país e levou ao óbito cerca de 93 pessoas. Lembrar que este é o número oficial até hoje. No entanto, tem muita gente desaparecida ainda. Uma explosão em Oslo, a capital, e uma ação fria desferida com potente arma de fogo na ilha de Utoeya - a sede do governo Norueguês e um acampamento de verão no qual se reuniam integrantes do Partido Trabalhista, respectivamente - foram o meio pelo qual o terror se instalou, trazendo dor, sofrimento, e perplexidade ao povo Norueguês.
Um maluco, Anders Behring Breivik, envolvido por convicções políticas doentias, começou a planejar o atentado em 2009 e efetivou o plano na última Sexta-feira, 22 de Julho. Possuído por uma aversão aos muçulmanos e ao marxismo, esse ex integrante do Partido Progressista afirmou que o ataque era necessário. Se vangloria por saber que será lembrado como o maior monstro desde a segunda guerra e demonstra não sentir remorso. A crueldade foi de tal natureza que esse verme da sociedade utilizou uma munição conhecida popularmente como balas "Dum dum". Já tive aulas sobre o poder dessa munição e sei do estrago que ela causa. Grosseiramente falando, é como se ela "explodisse" dentro de um indivíduo. Vestido de policial o verme adentrou no Parque e ceifou dezenas de vida embevecido de um instinto macabro.
A ação desse fundamentalista cristão de direita, hostil ao islamismo, pode ser vista como um caso raro na Noruega, porém no mundo inteiro essas ações envolvendo explosões de carros-bomba e ataques armado a locais de aglomeração de pessoas se espalham com uma intensidade absurda. O extremismo, o fundamentalismo, a crença doentia de que só existe um lado, uma vertente detentora do que é certo, verdadeiro e unicamente aceitável, é muito preocupante. Muito mesmo!
No paralelismo da ação na Noruega devemos pensar na nossa realidade e observar que ações carregadas de perversidade nos acompanham. Cuidado com as pessoas que estão a sua volta. Tem gente doente e psicopata aos montes por aí. É sério! O pior é que os psicopatas são geralmente pessoas comuns que não deixam quase nenhum rastro de insanidade. Isso até que o ato se consuma, é claro! É uma triste realidade dos dias que nos envolvem. O que existem de casos de assassinatos de mulheres, de idosos, de crianças, por futilidades absurdas, e com requintes inimagináveis de crueldade é algo bem comum no nosso cotidiano.  Essas ações desequilibradas denotam também graves anomalias psicológicas. Assim como nas ações envolvendo carros-bomba, homens-bomba, e ataques a uma coletividade com arma de fogo, trazem uma amostra de quão atroz pode ser o comportamento humano.
O meu sentimento de profundo pesar pelas pessoas que morreram. Que os familiares das vítimas encontrem a força necessária e que esse monstro receba o lhe é devido.