sexta-feira, 22 de julho de 2011

E viva Maria Madalena!

Como a história é falha. Os fatos que a compõem podem ter várias interpretações. Tudo é entendido a partir de uma ótica própria de cada ser. Devemos acreditar então piamente na história que nos é empurrada goela abaixo nas, deterioradas, metodologicamente, salas de aula? Penso que não. Geralmente a história que se consagra é cercada de interesses, tem escabrosidades, segundas, terceiras, intenções. Sempre questionei muito a verdade absoluta e nunca me contentei com as histórias que eram me contadas. Sempre procurava um outro viés e embarcava em conjecturas variadas. Sou discordante da história formal e ponto final!
Nesse 22 de Julho, enfoco a figura de uma mulher detentora de uma história rica. Muito mais rica se analisarmos as entrelinhas e a história não oficial dela. Maria Madalena. Aquela das história bíblicas! A sua vida recheada de controvérsias e mistérios dá pano pra manga e cabe nela várias possibilidades. Não me atrevo a defender nenhuma teoria mais excêntrica sobre ela, porém, reconheço nela uma figura mítica, emblemática e  motivo de muita curiosidade pra mim. Vejam como é intrigante, brumática, e mutável as observações e impressões que extraíram ao longo do tempo sobre a vida dela.
_ Primeiro foi vista e proclamada como mulher de vida fácil. Já se começa aí a se escorregar na apropriação de um adjetivo - que pode variar segundo o ponto de vista de cada um - que não revelam a essência do ser. e que dentro de uma temporalidade pode servir, já em outra, não. Mulher de vida fácil... é vago. Mesmo na contemporaneidade que nos envolve, fugindo da estigmatização da palavra, podemos interpretar de várias formas. Fugir da estigmatização, do senso comum da palavra essa é a chave. Penso que pode ser uma mulher nascida em berço de ouro; uma mulher que foi brindada com a conquista, ou se apropriou, de fatias financeiras vultosas; pode ser uma mulher extremamente feliz e realizada, enfim, interpretações diversas podem ser aferidas.
_ Tendo sido atingida por essa adjetivação, as pessoas da época trataram de especificar mais ainda a sua característica e lhe impuseram a outorga de prostituta. Se foi, ou não... não sei! Mas se registrou essa consagração.
_ Depois,  prestes a ser apedrejada e de ter sido salva pelas palavras do Messias que proferiu "atire a primeira pedra quem não tiver pecado nenhum", Maria Madalena teria decidido seguir o Cristo e se tornar  sua discípula.
_ Esteve ao lado de Maria, mãe de Jesus, na via crúcis e aos pés da cruz sofrendo por acompanhar todo o sofrimento do mestre.
_ Foi para Madalena que Jesus apareceu logo após a sua ressurreição. Aparição em espírito pra mim!
_ Maria Madalena aparece em muitas passagens do Novo Testamento
Esses fragmentos da vivência de Maria Madalena são extraídos de uma análise bíblica. Mas os livros bíblicos não teriam mais sentido se tivessem sido acrescidos na bíblia os apócrifos? Por que o Clero os excluiu????? Aí depois de milênios - não sei por que raios d'água - a Igreja reconheceu e assumiu ser Maria Madalena, a prostituta de outrora, santa. Tomara que essa decisão não tenha tido conotações políticas e de interesses. Tomara que uma luz divina tenha tomado conta das mentes daqueles que compunham a cúpula eclesiástica da época e assim como ocorreu com Joana D'arc a santificação seja um ato humilde de reconhecimento de atitudes errantes cometidas pelos cânones Católicos.
Tentando erguer o véu que distorce a compreensão, me pego cercado de indagações que põem em tona a possibilidade de muitas outras coisas terem acontecido. Por que Maria Madalena se tornou uma das discípulas mais fiéis e muito querida por Jesus? Por que está presente em momentos tão cruciais da vida do mestre? Por qual motivo teria sido - mesmo com todos os pecados - consagrada santa? Alguns teólogos e pesquisadores levantam teorias de que Madalena pode ter sido, inclusive, esposa, companheira, de Jesus. Existem escritos apócrifos - significa oculto, não revelado - que citam uma intimidade entre Jesus e Maria Madalena que pela proximidade costumavam até mesmo se beijar. Para alguns, até mesmo filho(s) Jesus havia tido com Madalena. Existe ainda o livro apócrifo Chamado "O Evangelho de Maria Madalena" no qual se relata que para Jesus ela teria sido uma discípula de suma importância à qual Jesus teria confidenciado informações que não teria passado aos outros discípulos, sendo por isso questionada por Pedro e André.
O que fica disso tudo é o seguinte: A História nunca pode ser contada de forma 100% verdadeira. O que se acha ser uma coisa pode ser outra. A verdade é extremamente relativizadora. De interesses se constrói uma verdade e dentro da minha verdade, descompromissada com o formal, louca, sedenta do emanar da inteligência cósmica, repousa a minha certeza de que Maria Madalena carrega uma importância de fato significativa, bem maior do que conhecemos, na história do Cristianismo. 
Amo a você, Maria Madalena!!!