sábado, 23 de julho de 2011

Consumindo e se esvaziando!

Tenho ojeriza, aversão, descontentamento, repúdio, piedade, melhor dizendo, das pessoas assoladas pelo impulso do consumismo desenfreado, bestializado e irracional. Difícil aceitar que uma pessoa se "alimente", se preencha do ato contínuo e nocivo de comprar por comprar. Alguns acharão que estou fazendo alarde sobre uma necessidade comum ao ser humano. Não penso assim. Atos impulsivos, viciosos e coisa e tal são combatidos por mim o tempo todo. Tudo em excesso faz mal. Alguns vêem a questão da compra compulsiva como normal. Ué, desde que se tenha dinheiro não vejo nenhum mal em comprar cada vez mais e mais, dirão alguns. Peraí! Mesmo que se tenha muito dinheiro penso que comprar por comprar. Comprar pra se satisfazer, pra se realizar, é totalmente desconexo. Normal é você comprar o que é extremamente necessário pra você. Comprar porque se precisa realmente de algo. O comprar desnecessário e compulsivo traduz uma disformidade psicológica de cada ser.
Tenho uma amiga que precisa sair de casa todo dia. Até aí, nenhum problema. O problema reside no fato dela sair de casa e ir, conforme ela atesta arrastada por uma força invisível, a um shopping, ou mesmo uma loja de rua, efetivar uma compra. Precisa comprar... comprar qualquer coisa que seja. Chega a comprar, muitas vezes, coisas que nem usa. Nos dias em que não é possível comprar nada - não é tão abastarda assim e o din din acaba em um dado momento e o cartão de crédito também chega ao seu limite - fica quase sempre de mau humor. Já tentei ajudá-la mas fracassei. Ela fala que o impulso é incontrolável. Precisa de ajuda e peço a Deus que ela encontre. Pra você ter uma ideia, ela catalogou a quantidade de sapatos que possuía e eu fiquei embasbacado. 142 pares de sapatos!!!!!!!!!! Triste a realidade dessa querida amiga que padece de tratamento!
Nunca, nunca mesmo, tive essa tara. Sempre caguei pro consumismo. Os meus sonhos não envolvem coisas materiais. Estão envolvidos em aspirações de desenvolvimento pessoal, espiritual, que me permitam contribuir, um pouquinho que seja, com um mundo melhor, onde as aquisições motivo de desejo da maioria seja a capacidade de fazer o bem ao próximo!