domingo, 4 de dezembro de 2011

Adeus a um doutor!

Crédito: globoesporte.com

Nos deixou nesta madrugada um cara que foi referência quando se fala em futebol bem jogado. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou, simplesmente, Doutor Sócrates.
Nascido em Ribeirão Preto, formou-se em Medicina, porém, foi ser profissional atuante daquele que era o seu hobby preferido, jogar futebol. Começou no Botafogo de Ribeirão Preto, mas ganhou notoriedade no Corinthians, onde além do futebol se destacou por ter encabeçado um movimento revolucionário que pregava a participação efetiva do atleta na vida do clube e no posicionamento social, era a Democracia Corinthiana.
Jogou ainda na Fiorentina da Itália, Flamengo, Santos e Seleção Brasileira. Sempre lúcido e consistente nos seus discursos não se esquivava de comentar sobre qualquer assunto que fosse. Assumia gostar de beber, sem no entanto, nunca ter misturado o profissional com o pessoal.
Neste último ano descobriu uma cirrose hepática e teve que dar entrada algumas vezes em hospitais. Hospitais esses, que tinha pavor e numa de suas últimas entrevistas afirmou, que havia fugido do hospital, assim como Darcy Ribeiro, para se tratar. Faleceu no hospital Albert Einstein em decorrência de uma infecção generalizada. Tinha 57 anos, deixa esposa e seis filhos.
Sócrates foi um cara que soube como ninguém tratar com carinho a bola. Foi Doutor também nos campos de futebol. Na forma esguia de se movimentar, nos passes cirúrgicos e cheios de perfeição que soube realizar, nos gols, e na característica marcante do toque de calcanhar, que dificilmente errava, se estebeleceu como Doutor da bola. Me orgulho de tê-lo visto desfilar o seu charme pelos gramados. Agradeço pela sua participação nos campos de futebol, o abrilhantando, e pelas palavras e pensamento coerentes e inteligentes que muito farão falta.
Um beijo em sua alma!