E aí... como passaram o Natal?
Espero que os bons sentimentos possam ter permeado por suas vidas e que a comemoração tenha sido repleta de significado fraterno.
Eu passei bem, graças a Deus. Pra mim a reflexão é o mais importante nesses momentos e pude reflexionar sobre a vida, o mundo, e o andamento que tudo toma. Agora é se preparar para os festejos do ano novo e formar, desde já, uma corrente vibracional pura e intensa emanando bons fluidos para 2010.
Ontem, domingo, 27 de Dezembro, fui ao maracanã acompanhar o jogo das estrelas promovido pelo grande Arthur Antunes Coimbra, ZICO. O meu ídolo maior!!! A festa foi linda, torcida presente - 70 mil pessoas - grandes craques do passado e do presente em campo, uma atmosfera bastante familiar - torcedores de vários clubes irmanados - crianças, mulheres, idosos, e um encontro pra ficar na história. Zico e Romário. A iniciativa do Zico é muito louvável. Há uns 7, 8 anos, mais ou menos, sei lá, ele promove essa reunião de craques de várias gerações visando saciar o gosto de todos, participantes em campo, da prazerosa pelada, brindar o público com a arte dos craques da pelota e, acima de tudo, arrecadar, no início do projeto, mantimentos, e agora verba, para ajudar instituições de caridade. Neste ano os favorecidos serão o ex-jogador do Fluminense Washington, ídolo tricolor da década de 80 - formou o casal 20 com Assis - que hoje sofre de uma doença degenerativa - está inclusive numa cadeira de rodas; a família do saudoso goleiro do Flamengo Zé Carlos - um dos maiores goleiros da história do Flamengo, integrante do elenco rubro negro na década de 80 - falecido há uns seis meses, aproximadamente, vitimado pelo câncer, além de instituições de amparo aos necessitados.
Mas vamos aos detalhes do jogo. Os times foram montados da seguinte forma: Time vermelho, Flamengo - jogadores que vestiram o manto sagrado e se consolidaram como grandes ídolos - e os amigos do Zico, time branco - formado por jogadores como Edmundo, Djalminha, Amoroso, Gonçalves, Gotardo, Vágner Love, Alcindo, Edú, irmão do Zico, Carlos Germano, Falcão do futsal, etc. No time do Flamengo, olha a escalação: Gilmar, Jorginho, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Zinho. Andrade, Adílio, Júnior e Zico. Adriano e Romário. No banco, ex-jogadores como Renato Gaúcho, Nunes, além de outros em atividade, Ibson, Juan, Dayvid, etc. Sabia que assistiria a um grande espetáculo e por isso levei o meu filho Thiago, louco por futebol e pelo Flamengo. Ele adorou ter ido ao jogo. Sei que esse dia ficará registrado em sua memória. Te amo filho.
Rapaziada, o Zico é hour-concours, não sei se a escrita está correta. Mas quem roubou a festa foi um outro ídolo com lugar cativo na memória de quem gosta do bom futebol. Romário. O baixinho deitou e roulou. Se movimentou, tabelou, criou jogadas, fez lançamento, mostrou aquela velha intimidade com a bola, deu passe de letra e, enfim, fez o que mais sabe: gols, dois, melhor dizendo. Costumo dizer às pessoas que eu ia ao maracanã me deleitar com o futebol do Romário e me satisfazia, valia o ingresso, observar o "peixe" batendo bola no aquecimento. Tinha uma técnica magistral, digo, tem. Esse cara, com 43 anos, ainda bate um bolão. O Flamengo, dizem, paga em torno de 250 mil para o Dênis Marques...uma merda, uma baba!!! Se eu sou presidente do clube pago 500 mil pro Romário - um pouco de exagero é claro. Mas o que quero dizer mesmo é que o Romário jogaria ainda tranquilamente e faria bonito com a camisa rubro negra. Hoje, ainda é melhor que muito jogadorzinho que ganha uma fortuna, se sente o tal, e não tem um por cento do talento do baixinho. Meu filho ficou encantado com a dupla Zico-Romário... ah, também falou muito do Adriano - ele é fã do imperador.
Depois de 11 anos da desavença entre os dois, Zico e Romário, inclusive com ação na justiça, a paz foi selada. Os dois estão muito mais contentes agora, porque na verdade se admiram mutuamente e, pela fraqueza de se deixarem envolver por comentários mal interpretados, envenenados por uma parte da imprensa, não falavam bem um do outro. Um evitava o outro. Agora são só elogios! A partir deste encontro, a relação foi reestabelecida e todos saem ganhado.
Agradeço, mais uma vez, ao Zico por me proporcionar um final de ano bacana. Por reunir astros e estrelas: jogadores, ex-jogadores, atores, apresentadores, cantores, jornalistas para a prática do futebol e por despertar em todos o sentimento da solidariedade, do auxílio a quem necessita. Obrigado galinho e peço a Deus tudo de bom para você. Sua humildade me encante sempre mais.
Vejam alguns vídeos:
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1182103-7824-ZICO+E+ROMARIO+SELAM+A+PAZ+NO+JOGO+DAS+ESTRELAS,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1182100-7824-ZICO+DIZ+QUE+TIROU+TODAS+AS+MAGOAS+QUE+TINHA+COM+RELACAO+A+ROMARIO,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1182091-7824-ROMARIO+E+UMA+HONRA+JOGAR+AO+LADO+DE+ZICO,00.html
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1182258-7823-JOGO+DAS+ESTRELAS+E+MARCADO+POR+TREGUA+ENTRE+ZICO+E+ROMARIO,00.html